Portugueses continuam a não comprar online
Saiba que 68% dos portugueses continua a não fazer compras online?
Pois é. São estes os dados de um estudo recente levado a cabo pelo Observador Cetelem, em 2018, e que nos dão conta de uma realidade bem diferente daquela que muitas vezes julgamos existir.
68% dos portugueses nunca fez uma única compra através da internet. Zero. Nada de nada. O que significa que há quase 7 milhões de pessoas que podiam estar a comprar produtos pela net e… não o estão a fazer.
Talvez não seja descabido de todo pensar ou tentar encontrar uma justificação para estes números, e perceber o que é que pode ser feito para mudar esta realidade.
“As compras online estão a atrair cada vez mais adeptos. Seja no Laptop, PC, Tablet ou Smartphone, os portugueses ganham hábitos de mergulho nas lojas virtuais para fazerem as suas compras. Aquilo que há dez anos não era sequer uma alternativa apresenta hoje um crescimento sustentado, constituindo para muitos a primeira opção para compras.”
Este é o primeiro parágrafo do texto que serve de introdução aos números que depois são apresentados como ilustrativos da realidade do país.
Se é certo que o número de compradores online está a aumentar, também não é menos verdade que termos 68% da população a não fazer qualquer compra online não deixa de ser uma número elevado e que merece atenção.
Os números encontram algumas explicações mais à frente:
“No entanto, 68% ainda declaram não fazer compras através da Internet – os principais motivos parecem estar associados ao facto de Portugal ter uma população mais envelhecida, com menor possibilidade de acesso à tecnologia, em especial para aqueles que residem fora dos grandes centros urbanos, onde, adicionalmente, a cobertura de Internet é francamente mais limitada”
Obviamente que esta percentagem constitui um desafio muito interessante para as marcas que têm todo um mercado por explorar.
É certo e sabido que Portugal tem uma população muito envelhecida e que a mesma vai continuar a aumentar nos próximos anos.
[Nota: Há quase 4 mil pessoas com mais de 100 anos no nosso país]
Mas também é sabido que estamos a fazer várias tentativas para aproximar essa mesma população da tecnologia, como é prova recente a entrega do IRS exclusivamente via internet.
Aceda aqui ao relatório completo do Observador Cetelem para conhecer em pormenor as conclusões deste estudo sobre os hábitos de consumo online da população portuguesa.
Ah, e boas compras. Compre online. Vai ver que não custa nada e dá muito jeito.