Mudar as regras do jogo com Marketing de Influência – SocialPubli
As redes sociais, inicialmente, nasceram para aproximar as pessoas e estar conectadas com seu ambiente. Mas o seu crescimento e popularidade levaram-nos a utilizar estes meios para ações que nem imaginávamos que fossem possíveis. Contudo, os tempos vão mudando, e enquanto as marcas ou influenciadores nos vão mostrando as suas vidas diariamente, não precisamos necessariamente de acreditar em tudo aquilo que anunciam.
E, apesar da qualidade do conteúdo, continuamos a acreditar mais no nossa rede de influência ou círculo de amigos e colegas do que nas marcas por si só. Assim, chegamos então a estas duas perguntas:
Quem são os influenciadores? E qual a sua importância?
O marketing, nos últimos anos, tem sido caracterizado por este termo “influenciadores“: certos bloggers, utilizadores das redes sociais ou criadores de conteúdo que têm a capacidade de alcançar milhares (senão milhões) de potenciais consumidores em cada uma das suas publicações.
Mas o público está cada vez mais exigente, e essa tendência de colaboração da marca influenciadora nas redes sociais está a causar uma super saturação pela forma como o conteúdo é criado. Especialmente porque o suporte ou a confiança que temos numa recomendação evoluiu, como nos mostra um recente relatório do Twitter .
Mas então … quem são os microinfluenciadores? E por que é que eles são a nova tendência?
Os microinfluenciadores são utilizadores de características similares aos influenciadores, mas com menos seguidores.
No entanto, podem chegar a ter mais influência, pois os seus seguidores são geralmente conhecidos e interagem mais com suas comunidades.
Estes microinfluenciadores atingem um impacto real nos seus seguidores (followers) e a mensagem que partilham e transmitem está a conseguir deslocar as formas tradicionais de publicidade.
Especialistas em nichos específicos e com um custo menor, têm um público menor, mas muito fervoroso, causando um maior compromisso e melhorando a taxa de engagement a vários níveis.
Cada vez estão mais presentes nos media, liderando estratégias de marca e escalando posições em redes sociais.
Então, se você tem uma marca, produto, ou serviço, e quer aproximar-se de um alvo e de um nicho de mercado específico, este é o momento perfeito para você saber quem eles são.
Os microinfluenciadores são uma das tendências de marketing que melhores resultados irão contribuir para sua estratégia e cuja chave está na sua rede de seguidores.
Já há muitos especialistas que indicam que se não é a melhor, é seguramente uma das melhores estratégias para comunicação de uma marca, produto, serviço ou evento.
No ano 2018 aumentaram as marcas que incorporam esses profissionais na indústria digital nas suas campanhas. Escolher o que melhor se adapta à estratégia e ao produto e tentar estar presente em outros mercados (revistas, eventos ou outros tipos de media) para cobrir os maiores canais possíveis e impactar o utilizador que é o final do dia objetivo.
Um exemplo real:
O Bruno tem um BMW e na rua rede de influência tem mais 2 amigos que estão a pensar comprar um BMW. Um deles, é amigo de infância o outro, é um colega que já não vê à vários anos, contudo está ligado nas suas redes sociais e vão mantendo algum contacto.
A BMW, aposta nos diversos canais de comunicação focando sempre o benefício de ter um BMW e melhores características do produto, serviço pós-venda, etc. Nesta estratégia consegue impactar os amigos do Bruno, mas será que foi suficiente para os convencer? Mesmo apostando em Macro influenciadores ou celebridades? Ou será que a opinião de alguém que conhecem e que pode ser considerado um micro-influenciador é uma opinião com maior valor e mais segura?
É algo que as marcas têm que refletir..a utilização do Mix do Marketing de Influência bem feita, tem resultados brutais! Mas não podemos dizer que os Macro-influenciadores/Celebridades são os únicos ter capacidade de “conversão” e de influência. O poder dos micro-influenciadores é claro, porque são pessoas reais!
Grandes marcas como a Nike já apostam nos Micro-influenciadores como uma das ações recorrentes nas suas campanhas!
Mas, como posso encontrar Micro-influenciadores?
Bastante simples. Os Micro-influenciadores estão a espera que as marcas contactem e juntos façam campanhas win-win. Mas devido a amplitude das redes sociais e utilizadores que existem, é importante realizar este contacto através de uma plataforma especializada que, entre de outros benefícios, permita controlar a qualidade do conteúdo/publicações, obter reports em tempo real, e seja super simples! Aí entra em jogo a SocialPubli.com, que conta com mais de 50.000 influenciadores na sua plataforma e trabalha em 20 países superando uma audiência de 500 milhões de pessoas.